colocar_lixo_nos_ecopontos.jpg




O lixo pode ser de dois tipos:


  • O lixo orgânico, formado pos restos de comida, fruta, ossos e verduras. Este lixo pode ser aproveitado para fabricar, em estações de compostagem, adunos para a agricultura.

  • O lixo inorgânico, formado por latas, sacos, garrafas de vidro, plástico, cartão. Actualmente, a maior parte do lixo doméstico é lixo inorgânico.

Estes lixos devem ser separados e reciclados.




A Incineração


A incineração consiste em queimar o lixo. Dessa queima pode aproveitar-se o calor, mas, em contrapartida, são libertados muitos gases tóxicos para a atmosfera, que contaminam o ar e provocam doenças respiratórias.



imagem_incineração.jpg



O Aterro Sanitário



Os aterros sanitáriossão grandes buracos abertos no solo onde se coloca o lixo cobrindo-se com terra. O lixo depositado nestes aterros é tratado de forma a não libertar gases prejudiciais à saúde.



A Reciclagem


A reciclagem consiste em obter nova matéria-prima a partir dos resíduos. Existem empresas que compram diferentes tipos de lixo, sobretudo papel, cartão, vidro e metais. Todos estes lixos podem ser aproveitados para serem usados de novo.

A reciclagem de materias, além de não contaminar o ambiente, permite uma grande economia na compra de matéria-prima para a indústria e reduz os gastos de energia no fabrico de novos produtos.









Experimenta! Irás encontrar várias curiosidades e jogos.



RECICLAGEM




Espero que tenhas gostado!